Alexandre Edmond Becquerel by Pierre PetitEm 1839, Alexandre Edmond Becquerel (1820-1839),identificou através de experiências o efeito fotoelétrico.Seu filho,Henri Becquerel descobriu mais tarde,juntamente com Marie e Pierre Curie a radioatividade.

Laboratórios BellA divugação da celula solar de silicium, atualmente utilizada,aconteceu em 1954 .Titulo de uma página do New York Times,anuncia a criação da primeira celula solar de silicium pela Bell Laboratórios de Telefônia,em Nova Jersey.A celula de silicium cristalina, com dois centimetros quadrados e que possuia uma eficiência de até 6%.A descoberta da primeira tecnica de energia fotovoltaica, aconteceu em 1955,numa tentativa de se aumentar a alimentação da rede telefônica.

Painéis solares instalados no satélite em órbita da terra

Desde 1958 ,se utiliza a energia fotovoltaica para alimentar a maior parte dos equipamentos espaciais.A US-Satelite Espacial Vanguard I,teria sido o primeiro satélite a usar paineis solares com 108 celulas de silicium.A eficiência da celula fotovoltaica,alcançou 10%.O sucesso da energia fotovoltaica no mundo,por causa do alto custo,fica porém estagnada.

220px-SolarFachwerkhausSó depois da primeira crise do óleo em1973,começou a se tornar interessante a utilização da energia solar.Surgiram novos institutos de investigação cientificas,que começaram a se aprofundar no estudo da energia fotovoltaica.Muitos paises,começaram a financiar este estudo,pra que fossem desenvolvidas celulas solares baratas e eficientes.Desde meadas dos anos setenta,começaram então,a se concentrar mais, na produção destas celulas para serem utilizadas na Terra ,mais do que no espaço.Em1979 : com o acidente na Usina Nuclear em Harrisburg/USA e a segunda crise do óleo,todos ocorridos no mesmo ano,aumentou o interesse pelo uso da energia solar.A partir de meadas dos anos oitenta,foi instalado o primeiro sistema fotovoltaico particular sobre um telhado.

Usina solar instalada no desertoOs desertos da Terra,recebem em 6 horas toda energia do Sol,que a população mundial precisaria para utilizar em um ano.

Mapa do Deserto do Sahara destacando a área necessária para produzir toda a demanda mundial por energiaO deserto do Saara tem oito milhões de quilometros quadrados em área. Apenas 300.000 quilometros quadrados desta área,seria suficiente para produzir a energia solar que o mundo necessita.