energia-renovavelÉ toda energia que é gerada e fornecida de modo a atender as necessidades atuais, porém sem comprometer a capacidade das futuras gerações além de satisfazerem as suas necessidades.

As principais fontes de energia sustentável são as renováveis e limpas, com nenhum ou muito pouco índice de geração de CO2 (dióxido de carbono) e outros gases do efeito estufa que no geral, causam nenhum ou pequeno impacto ao meio ambiente, ao contrário dos combustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo).

Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global. As tecnologias usadas para melhorar a eficiência na geração e transmissão de energia também são importantes neste contexto.

Por isso, usamos produtos de altíssima qualidade e tecnologia Alemã, uma das maiores referência em pesquisa e desemvolvimento de painéis fotovoltáicos do mundo.

Em resumo, o uso de fontes de energias renováveis já é uma verdade, basta apenas, conhecer. Fale conosco!

A tecnologia usada para o aquecimento solar é um tipo de sistema hidráulico, enquanto que a tecnologia usada para a energia solar fotovoltaica é um tipo de sistema elétrico.

Aquecimento

Para aquecimento solar,é preciso utilizar coletores solares.O calor dos raios solares aquecem a água que passa dentro dos coletores, e depois,a água fica armazenada em um reservatório térmico. Existem varios tipos de sistemas para essa tecnologia.

Coletor para aquecimento solar
coletor-aquecimento-solar
Esquema de aquecimento solar
esquema-aquecimento-solar

Energia solar fotovoltaica

Para gerar energia elétrica,é preciso utilizar módulos fotovoltaicos, que transformam os raios do sol em energia elétrica. As células fotovoltaicas, são feitas de um material que reage a luz do sol,e é conhecido como efeito fotoelétrico. Com essa reação, eles começam a gerar uma baixa tensão semelhante a de uma pilha. Com a utilização de muitas células ligadas em série, a tensão vai se adicionando por cada célula. Isso acontece em módulos fotovoltaicos. Havendo muitos módulos interligados, a tensão vai se adicionando por cada módulo. Isso acontece na planta fotovoltaica. O inversor solar, transforma essa tensâo tipo CC dos módulos para uma tensão tipo AC pronta para ser utilizada.

Módulo fotovoltaico
modulo-fotovoltaico
Esquema do sistema fotovoltaico
esquema-sistema-fotovoltaico
 

Um sistema fotovoltaico é composto por diversos produtos,onde os principais são: módulos fotovoltaicos, inversor solar, sistema de fixação e pecas de segurança.Existem alguns acessorios que são opcionais,como por exemplo,o equipamento para monitoramento no local ou monitoramento online pela internet.

Módulo fotovoltaico
Módulo fotovoltaico
Inversor solar
Inversor solar
Sistema de Fixação
Sistema de fixacao

A Prime Solar oferece o sistema completo e todos os serviços necessarios.

A sistema fotovoltaico pode ser instalado no telhado das recidências, nas coberturas de estacionamentos,em galpões ou terenos. A orientação ideal é para o Norte. A inclinação dependerá da distância para a linha do equador. O local para a instalação,não deve ser sombreado por arvores, predios e etc. É neccesario, que seja feita uma vistoria e um levantamento prévio do local. A Prime Solar oferece todos os serviços e mão-de-obra necessários.

Painel solar no telhado da garagem Paineis solares no telhadoPaineis solares no telhado

Bonificação do sistema de energia solarA energia elétrica produzida pelos módulos fotovoltaicos que for injetada na rede pública é contabilizada por um medidor, que também mede a energia que vem da rede pública para unidade consumidora.

Este medidor, calcula a diferença entre a energia que entra (da rede) e a energia que sai (para a rede) e então uma conta é gerada.

Se a quantidade de energia injetada na rede for maior do que a energia consumida, o consumidor, além de não ter custo, ganha um bônus que pode ser usado nos periodos de pouco sol ou a noite, ou ainda, em uma outra unidade consumidora de mesma titularidade. Caso a energia consumida seja maior do que a injetada será gerado um custo para a unidade consumidora, porém abatendo-se a energia injetada na rede.

Normalmente, o dimensionamento é feito para que 100% do consumo de energia, seja suprido pelo sistema de energia fotovoltáica.

O primeiro passo, será elaborar um projeto que inclua um levantamento da carga na unidade consumidora,a aprovação da área para instalação dos módulos e definir a porcentagem de economia na conta de luz, ou seja, o dimensionamento do sistema fotovoltaico.

O projeto será entregue para a concessionaria de energia elétrica, que aprovará o projeto.

Processo de autorização para instalação


A Prime Solar ,faz o dimensionamento,oferece os equipamentos,faz a instalação e o acompanhamento do processo junto a concessionaria.

casaA radiação solar é captada por módulos fotovoltaicos que são compostos por células solares. Essas células são responsáveis, por transformar a radiação solar incidente em energia elétrica.

A energia elétrica produzida pelos módulos é entregue a um inversor, que deixa a energia pronta para o consumo. A energia nâo consumida será injetada na rede pública e ficará como crédito, para ser usada nos periodos de pouco sol ou a noite.

Célula fotovoltaica
Célula fotovoltaica
Módulo fotovoltaico
Módulo fotovoltaico
Inversor solar
Inversor solar